Passo a Passo Sobre Eventos Início

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A arte que vem do lixo

É comum no trabalho artesanal, artistas usarem dos artifícios mais variados para confecção de suas peças, qualquer recurso é valido para criar. Alguns materiais como rolinho de papel higiênico, caixa de leite, pedaços de vidro, gesso e até mesmo restos de madeira, tudo serve de inspiração, com criatividade e uma grande variedade de referências que é possível criar peças artesanais a partir de materiais reciclados.


                                                       Fotos: Thatyanne Pereira
Espantalho de lata de extrato de tomate da artesã Josefa Alves




 Prova disso é o trabalho da artesã e professora de artes da rede pública de ensino, Josefa Alves, que utiliza materiais achados em ferro velhos para confecção de bonecos e lembrancinhas de festas. “Comecei com esse trabalho quando percebi que os materiais, usualmente descartados, podem ter utilidades diversas e gerar lucro e com isso já faz mais ou menos 10 anos que faço trabalhos a partir de sucata”.


Foto: Thatyanne Pereira
Lembrancinhas feitas com garrafa pet feitas por Josefa  Alves
Josefa também ressalta, sobre a necessidade de reaproveitar e dar uma nova função a esses aparatos, já que hoje enfrentamos o problema do falta de gerenciamento do descarte de lixo. “É importante mostrar que com criatividade, um material considerado lixo pode ser utilizado para outros fins, esse tipo de conscientização contribui para melhor aproveitamento do lixo e, consequentemente, educação ambiental”. 
Para Clara Rodrigues, moradora de Ceilândia (DF) que há 10 anos trabalha com customização de roupas. Ela confecciona peças exclusivas a partir de roupas achadas em brechós, bazares e restos de tecido, linhas e botões.  “A grande vantagem é que pra quem procura exclusividade, são peças únicas e exclusivas, você não vai encontrar na feira, em shopping. Não há loja onde vendem essas peças”.
Falando sobre seu trabalho, Clara lembra-se de um caso em que a mesma pessoa que lhe deu algumas roupas usadas e voltou a comprar a mesma roupa customizada. “Já aconteceu de cliente me dá uma sacola de roupa que dizia não lhe servir mais e perguntou: Serve pra você? Ai eu levei pra casa, quando eu terminei de reformar, de reciclar todas as peças, eu tirei algumas fotos e mandei pra ela, deixa quieto, não ponha na arara enquanto eu não for ver, ela voltou lá e me comprou todas”.


Foto: Daniela Marques
Artesão Cristiano Carvalho expondo uma de suas criações
Esse tipo de artesanato é fonte de renda para muitos, e há inúmeras formas de trabalhar com materiais que para muitos é descartado como lixo e transforma-los em novos produtos disponíveis para o consumo. 
 Cristiano Carvalho, também gosta de criar com todos os tipos de matérias que os outros descartam, ele reutiliza desde bacias de maquinas de lavar roupas até restos de madeira, e a partir deles, transforma em pufes, mesinhas, abajures e porta CDs e tudo que a criatividade permitir, “a ideia é reaproveitar”.  Ele ainda comenta sobre sua ultima invenção, um pufe feito a base de pneu velho, que também vira um baú “já entrei com ação par patentear essa invenção”, diz.

Por : Thatyanne Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário