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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como tirar a Carteira Nacional do Artesão


Muitos artesãos não sabem, mas desde 2012, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)  lançou a Carteira Nacional do Artesão, por meio dela, é possível que o artesão atue como profissional, faça empréstimos e até mesmo consiga a aposentadoria. Além de ter acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
          No Distrito Federal, o cadastramento é oferecido pela secretaria do trabalho por meio da Casa do Artesão, localizada, no Setor de Diversões Sul – CONIC.

Como emitir a carteira:Parte superior do formulário
O credenciamento do artesão é um processo realizado pela Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais – GPTA, em três etapas.
1) Avaliação do produto artesanal;
2) Se aprovado, cadastro do artesão no banco de dados da GPTA;
3) Emissão da Carteira do Artesão.
A avaliação é realizada por uma equipe técnica da GPTA, que analisa e classifica o produto do artesão de acordo com a técnica utilizada, matéria-prima e qualidade de acabamento, isso acontece toda segunda, terça e quarta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no seguinte endereço: Casa do Artesão - Setor de Diversões Sul – CONIC – Edifício Darci Ribeiro – Projeções T2/T4 – Térreo (próximo ao BRB) – Brasília/DF.
Telefone: 3225 8633/ 3322 8417
Documentação necessária e pré-requisitos 
01 (uma) foto 3X4 recente;
Carteira de Identidade – original e cópia;
Comprovante de residência no Distrito Federal com CEP – original e cópia;
CPF – original e cópia;
Peças prontas e matéria-prima para demonstração de cada técnica;
Ser maior de 18 anos.
 Vantagens da carteira do artesão
Isentar os produtos comercializados da cobrança de ICMS;
Expor e comercializar os produtos em eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Trabalho.
Renovação da carteira do artesão
A Carteira de Artesão tem validade de 2 (dois) anos, sendo renovada em até 90dias após seu vencimento. Após esse prazo, o artesão será submetido a uma nova avaliação.
O processo de renovação é realizado de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h  às 17h, na Casa do Artesão. O artesão deverá apresentar a seguinte documentação: 01 (uma) foto 3X4 recente e comprovante de residência no Distrito Federal, com CEP – original e cópia.


Por: Thatyanne Pereira
com informações da Secretaria do Trabalho do GDF  

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