Passo a Passo Sobre Eventos Início

domingo, 10 de novembro de 2013

Capital federal marca presença no VI Salão Internacional do Artesanato

O artesanato produzido no Brasil divide espaço com o produzido em Indonésia, Índia, Turquia, Paquistão, Angola e Síria na 6˚edição do Salão Internacional do Artesanato que vai até este domingo (10), no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade (DF). Entre as peças estão esculturas em cerâmica, madeira, barro, bijuterias, artesanato sustentável, culinária típica, além de uma dose de música popular brasileira no final da noite.

                                                                          Fotos: Daniela Marques


 Estande destinado à trabalhos de artesãos de Brasília
Desde a edição de 2012, os organizadores do evento homenageiam um estado. Neste ano é a vez de Pernambuco que traz como tema “Pensa numa Arte Arretada”. O espaço reunirá mais de 100 estandes, somando quase 400 expositores de diversos países. 

Elisangela Carvalho produz caixas artesanais personalizadas
A capital federal também teve seu artesanato representado por cooperativas, associações e autônomos tiveram oportunidade de comercializar as suas peças, como a artesã Elisangela Carvalho, trabalha há oito anos na confecção de caixas personalizadas, “fiquei sabendo por meio da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal que haveria esta exposição, fiz o cadastro, dos 200 artesãos inscritos, estive entre os 30 que foram escolhidos para estar aqui”, diz.
      A Associação de Artesãos do Cruzeiro (DF) esteve presente no evento com seis artesãos que expuseram peças em bordados, bonecas de pano, pesos de porta entre outros materiais, mas reclama que as vendas não estão saindo como o esperado. “Nesses últimos dias a gente não está vendendo bem, mas acredito que esse final de semana apareça mais gente e possamos aumentar as vendas”, comenta Francimary Silva, vice-presidente da Associação. 
                           
Francimary Silva, vice-presidente da Associação de Artesãos do Cruzeiro (DF)
      Ao longo dos anos, desde a primeira edição em 2008, o evento vem contando  com apoio  do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretaria de Trabalho do GDF, Secretaria de Cultura do GDF, SEBRAE Nacional, CORREIOS e PETROBRAS. 

por: Thatyanne Pereira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário