Passo a Passo Sobre Eventos Início

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um desejo de grávida que virou arte!

 
                    Fotos: Ana Paula Almeida
    Obra localizada na quadra sete de Sobradinho
Quem poderia imaginar que o desejo de uma mulher grávida iria se transformar em marca cultural para toda uma cidade? O desejo era de comer melancias. Iluminado pelas palavras da esposa, que o acordava no meio da noite para pedir uma fatia ao menos que fosse da fruta, o artista plástico Antonio Alves de Souza, completa 44 anos de exposição pública no Brasil e em países da América do Norte e da Europa com um estilo próprio de fazer arte que encanta o mundo. A trajetória artística está em espaços públicos e galerias da cidade de Sobradinho. 
Conhecido como Toninho de Souza ou Toninho da melancia, ele identifica como a fruta tem mais simbolismos do que poderia imaginar. Ele passou a ter um olhar diferenciado, o contraste do verde claro com o verde escuro da casca, o vermelho da parte comestível e o preto das sementes misturado com um toque de criatividade do artista formam a receita perfeita para criação de quadros, esculturas e muitos sentimentos. Um “simples” desejo de grávida faz de Toninho um artista literalmente orgânico, simples e inspirado pelo momento passado que é eternizado em cores. A melancia, desejo por meses, não está passada.
Quem passa pela quadra sete da cidade arte, Sobradinho, fica encantado com a escultura de uma melancia em cima de uma estrutura de cimento branca. A fruta gigante chama atenção dos motoristas e pedestres que passam pela quadra. A obra fica ainda mais bonita e chamativa no final da tarde, quando o sol incide na intervenção urbana. Essa observação mais detalhada da melancia começou em 1981, quando Toninho criou no DF a “Melancia Cultura”. Essa fruta, de origem africana, marcou sua obra e popularizou o artista.
Depois de explorar a figura da melancia em tantos trabalhos, ele resolveu inovar. Bom com as palavras, Toninho criou um termo próprio para definir sua arte: “melantucanarismo” – mistura de melancias, araras e tucanos nas obras. “Tenho minha própria linguagem artística que busca a essência da arte Universal”, afirma o artista. O termo criado parece um trava língua quando pronunciado pela primeira vez, mas depois que se entende a junção dos radicais fica até mais fácil. É uma palavra divertida, mas de um significado amplo e muito tropical, a cara do Brasil.
Como Toninho respira arte 24h por dia, foi durante um passeio no zoológico de Brasília que ficou encantado com as araras e os tucanos e decidiu incorporar esses dois elementos nas obras de arte. Ele fugiu das cores vermelhas, verde e preta que retratavam as melancias e passou a compor as obras representando a brasilidade com cores fortes e tropicais. Quem aprecia as obras de Toninho e faz uma análise crítica consegue perceber as metáforas que o artista incorpora nos trabalhos, como é o exemplo do quadro “O político”- representado por um tucano vestido com roupas formais. A crítica implícita é que os políticos têm o “bico” grande que nem os tucanos. “Os políticos falam demais e não agem”, desabafa Toninho.
Faixada da casa de Toninho de Souza
Não é difícil perceber que Toninho mora na quadra oito de Sobradinho. A casa dele é a única que tem uma obra de arte no muro a céu aberto e retrata a história da criação de Brasília.  Na obra, ele destacou monumentos importantes da capital como o Congresso Nacional. São várias pinturas que vão compondo um dos muros mais criativos da cidade. Isso não nega a criatividade do artista e como ele torna visível e acessível as obras para todos apreciadores. Para fechar com chave de ouro, não podia faltar um dos elementos mais característicos, na caixa de água ele pintou uma melancia e assinou com seu nome.
A primeira obra vendida
Com um sorriso no rosto e bem a vontade com a conversa ele relembrou como foi à venda da primeira obra de arte para um apreciador que não estava em seu ciclo de amizade. “Quando eu vendia obra de arte para os meus amigos, eu não considerava uma venda porque na minha concepção eles estavam apenas dando força para eu seguir minha carreira”, ressaltou. Em uma exposição em Brasília, um estrangeiro passeando pela cidade se interessou pelo trabalho de Toninho e comprou uma obra de arte. “Quando ele comprou o quadro eu me senti realizado porque ele apreciou a trajetória do meu trabalho”, disse o artista.
A arte de Toninho não é apenas bonita e colorida, ela impressiona, talvez pela simplicidade de usar elementos da fauna e flora, mas ela vai, além disso, tem o poder de salvar vidas. Foi durante uma instalação, com textos, que se chamava “Dois mil anos de Cristo” na galeria da Legião da Boa Vontade (LBV) que mudou a vida de uma pessoa, que pensava em morrer, mas depois que leu os textos mudou a forma de viver. “A pessoa chegou ali como última instância e quando leu a minha instalação ela se encontrou como ser humano”, conta Toninho.
Artista Toninho de Souza
Toninho de Souza foi um dos primeiros moradores da cidade de Sobradinho, é um homem de estatura média, moreno, calvo e usa óculos. Ele nasceu na cidade baiana Riachão das Neves e tem 61 anos. “Estou na flor da minha idade começando a terceira idade, já atravessei o “cabo da boa esperança” e agora é só navegar nas águas tranquilas do tempo”, disse Toninho de forma bem humorada.
 O que chama atenção nas obras do artista “das melancias” são os traços firmes, um contorno bem feito e detalhado que explora vários ângulos do mesmo elemento. Toninho é detalhista e transmite isso através das obras.




por: Ana Paula Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário